terça-feira, 23 de agosto de 2011

A HORA DE DESCONSTRUIR

     Vocês devem estar se perguntando: O que é isto? Porque nós fomos criados para CONSTRUIR...Uma carreira, um casamento, uma família, a casa própria, um futuro. Ninguem nunca nos disse que, algum dia, nos teríamos que desconstruir ... E levamos a vida construindo, aprimorando, ampliando, melhorando.
    E não é que, de repente, chega um momento, no qual nunca pensamos e para o qual ninguem nos preparou, nem mesmo alertou: a hora de desconstruir!
    Pois é, o casamento se desfez, os filhos deixaram o ninho e nos sobrou uma casa grande, vazia, despendiosa... E os conselhos chegam aos borbotões: você precisa de mais segurança; um apartamento pequeno é mais econômico; um Flat dá mais segurança e menos trabalho Nós ponderamos e concluímos que filhos, irmãos, amigos estão certos.
    Mas, como enfiar uma vida em um pequeno ap? O que fazer com nossas lembranças, com tudo que amealhamos em quatro décadas de vivências? Como vamos nos desfazer do souvenir daquela viagem especial? E do uniforme do primeiro dia de aula de cada um dos filhos? E da roupinha de recém nascido bordada pelas mãos hábeis daquela velha tia? Como deixar para trás, sem dor, como se fôsse um sapato velho, a casa onde guiamos os passos vacilantes, ensinamos as primeiras palavras e acalentamos o choro dos nossos filhos? Como dar as costas a essas paredes onde ainda ecoam os risos infantis, adolescentes, adultos...As brigas, as reconciliações, as alegrias e tristezas, derrotas e esperanças de uma família que criamos, protegemos e amamos tanto?
    Falo "NÓS" porque eu não sou a única que terá que enfrentar esta realidade tão difícil! Portanto, quero deixar registrado o meu protesto: Deviam ter nos avisado que existe a "HORA DE DESCONSTRUIR"
    Como os aromas também fazem parte das lembranças desta casa, vou dividir com vocês a minha receita de pãozinho de queijo.  Ela vai, em especial, para Carol Barreto, a melhor amiga da minha filha, na época da Escola Girassol.

                                  PÃOZINHO DE QUEIJO

Ingredientes:
2 xíc. de polvilho doce
1 xíc. de leite
1/2 xíc. de óleo
1 ôvo
1 colh. chá de sal
50 gr. de queijo parmesão raladao

Preparo:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos o polvilho.
Ligue o liquidificador e vá acrescentando o polvilho às colheradas.
Bata bem e, em seguida coloque em forminhas de metal untadas com óleo.
Forno quente por cerca de vinte minutos (depende do forno). Coloque
as forminhas bem separadas por que o pãozinho cresce, embora não
leve fermento.

Beijos para todos!!

3 comentários:

  1. Tia Celina, que delícia de texto! Quando vi seu recadinho, vim aqui correndo dar uma olhada! Realmente, a hora de desconstruir, desfazer, desapegar chega pra todo mundo, mas ninguém sabe lidar direito com ela... rola um misto de tristeza por deixar a história, a lembrança, e a alegria de começar de novo, respirar novos ares e sentir novos cheiros! Vai entender....
    E esse pão de queijo?! Quanta lembrança boa... e o formato de vulcãozinho por causa da forminha?! Rs... Minha tia, obrigada! Ainda vou aí lhe dar um beijo e um abraço, viu?! Me aguarde! Rs...

    ResponderExcluir
  2. Sogrinha, vc como sempre arrasando nos seus textos!!!
    Entendo bem quando vc diz que não fomos preparados para DESCONTRUIR, acho que na vida todos nós passamos por isso, claro que com proporções diferentes.
    Senti isso na pele quando mudamos pra Londres, tive que deixar minha linda casinha que tanto sonhei e com tudo que sonhei e planejei pra ela, mas a vida é assim mesmo, hj em dia estou aqui em Londres super feliz, curtindo tudo como sempre fiz na vida, acho que a lição é essa, aproveitar a NOVA VIDA ou melhor AS COISAS NOVAS QUE A VIDA NOS DÁ…
    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. Ei Dona Cel, cadê os novos posts? Nada sobre a Timba, Sarau...?

    ResponderExcluir